A LENDA DE LADY MURASAKI

FICHA TÉCNICA
Elenco
Lumi Kin
Miwa Yanagizawa
Carlos Takeshi
Kelly Eshima
Pedro Yudi
Texto
Liza Dalby
Direção
Luís Artur Nunes
Idealização
Lumi Kin
Direção de Produção
Viviani Rayes
Produção
Rayes Produções Artísticas
A Lenda de Lady Murasaki é um fascinante romance escrito por Liza Dalby, escritora e scholar americana, profunda conhecedora da cultura japonesa.
A adaptação do romance de Liza Dalby para o teatro brasileiro - aprovada entusiasticamente pela autora - deseja prestar uma homenagem à riquíssima cultura japonesa, de inestimável contribuição à cultura do Brasil, país que vem acolhendo seus imigrantes há mais de um século.
A HISTÓRIA:
Liza Dalby recria o diário em que Murasaki Shikibu narra sua vida desde menina, educada no amor às letras e artes por um pai amoroso e sábio. Tímida e reservada, cultivou amores platônicos por homens e mulheres até ser entregue a um nobre bem mais velho, num casamento arranjado que a deixou viúva muito cedo e com uma filha. Foi então escolhida para servir à Imperatriz Shoshi, esposa favorita do Imperador Ichijo. Nessa vivência numa corte extremamente culta e sofisticada (num tempo em que a Europa ainda vivia nas sombras da Idade Média), Murasaki colheu um rico material para a confecção de sua vasta obra - A Lenda de Genji - que, na verdade, já havia iniciado a escrever ainda muito jovem, mas que se desenvolveu e aprimorou graças à sua experiência in loco. O romance acompanha sua trajetória de fama e notoriedade até a opção por abandonar a vida cortesã e terminar seus dias como monja num convento budista. Genji, seu herói, é um príncipe resplandecente que vive mil amores e intrigas palacianas. Contudo, mesmo ele sendo o protagonista da vasta narrativa, o enredo é orquestrado por mulheres, compondo uma meditação sobre a precariedade da vida, que é ao mesmo tempo um tratado das paixões e a descrição minuciosa de uma época.
A CONCEPÇÃO:
O grande diferencial deste espetáculo - além de seu caráter essencialmente oriental - é a originalidade de sua encenação. Os atores e atrizes interpretam vários personagens e, ao mesmo tempo, narram e comentam a história. Recursos modernos - como projeções em vídeo de alta definição e iluminação sofisticada - são habilmente conjugados com recursos milenares do teatro oriental, tais como marionetes, sombras-chinesas, máscaras e outros elementos, além da música ao vivo. O resultado desta minuciosa alquimia é uma combinação única de teatralidade explícita com uma concepção audiovisual arrebatadora.